Nascido na antiga China, o Tai Chi é uma arte marcial taoísta e se desenvolveu sob o paradigma de que a suavidade prevalece sobre a força, o trabalho interior sobre o exterior e principalmente a harmonia, concentração e serenidade, sobre a competitividade, a agressividade e a tensão.

Os taoistas sempre foram persistentes buscadores da longevidade e por isso desenvolveram métodos onde a base é o equilíbrio de todos os sistemas corporais e a consequente saúde como um todo.

Através de movimentos lentos, circulares e continuos, o Tai Chi baseia-se no princípio de que tudo que existe é energia, inclusive o ser humano, e que estas energias todas devem estar em harmonia.

Tais energias se dividem em, basicamente, dois "tipos", a Yin e a Yang sendo que tudo o que existe oscila entre estas duas formas, num momento Yin,no outro Yang.

Segundo esta filosofia as mudanças internas e as transformaçoes pessoais, são as principais metas rumo a uma harmonia ainda mais totalizadora. Não queremos dizer com isso que o Tai Chi seja uma religião, mas uma filosofia de compromisso: transformar-se internamente e trazer esse estado de equilibrio alcançado ao exterior.

O Tai Chi não se resume, em absoluto, aos exercícios fisicos. Além desse aspecto físico desenvolve-se o lado da meditação, do relaxamento e outros que são importantes elementos juntamente com o exercícios para que possamos atingir uma condição cada vez mais próxima de equilíbrio não só conosco mesmo mas com tudo o que nos cerca.

Beneficios do Tai Chi:

- Aumento de relaxamento
- Melhora do nivel fisico em geral.
- Melhora o equilibrio.
- Estimula o sistema cárdio-vascular.
- Favorece a circulação sanguinea, sistema linfático e energias internas.
- Flexibiliza e reforça a estrutura óssea.
- Melhora a memoria e estimula a capacidade intelectual.
- Melhora os reflexos e aumenta a capacidade de atenção e observação.
- Com a soma dos itens mencionados, previne doenças.


Jacqueline Abecassis

VEJA TAMBÉM  

 

Compre também pelo nosso tele-vendas: (11) 2567-2824
Desenvolvimento: LETTI