Na década de 30 através do Dr. Edward Bach, o mundo começou a ter uma concepção completamente diferente do significado e entendimento de doença e cura.

Desde seu tempo como estudante de Medicina, e depois de formado, Bach sempre se interessou mais pelo ser humano com suas angústias, medos, incertezas e solidão, do que pela doença manifestada, percebendo que os sintomas físicos refletiam o que se passava na mente do homem. Ele passava horas na cabeceira de seus pacientes, ouvindo-os, e desse modo percebeu que crises asmáticas relacionavam-se ao fato de uma pessoas estar muito assustada, uma possível úlcera duodenal podia ser causada por um estado de angústia, e que, com a resolução desses estados, a pessoa melhorava completamente.

Bach tornou-se a principio, médico ortodoxo. Bacterologista, patologista, criador dos nosódios ( as sete vacinas), era muito respeitado pela classe médica mas interiormente pemanecia angustiado e inconformado com os métodos de cura que visavam a doença e não o doente, como ele mesmo dizia. Bach cada vez mais se convencia que pacientes que apresentavam as mesmas doenças estavam passando pelas mesmas dificuldades emocionais e que a cura deles, embora medicados da mesma forma, ocorria de forma e em prazo diferente, dependendo do estado emocional do paciente.

Bach consolidou sua teoria de que uma mudança mental traria a cura do físico, e encerrou em 1930 suas atividades médicas em Londres, retirando-se para o campo na busca da simplicidade e com certeza de que um novo método de tratar era necessário. Embuído desse sentimento, Bach passou a buscar nas plantas silvestres, flores e árvores do campo as energias que cada uma transmitia com um simples toque, percebendo que existiam aquelas que provocavam sentimentos negativos e que outras que poderiam anulá-los.

Através da vivência, em si mesmo, dos diversos estados de ânimo e das conseqüências deles no corpo físico, Bach encontrou 38 flores que, preparadas em forma de essências naturais (os Florais de Bach), agiam nos estados mentais, promovendo a saúde psíquica e física.Em novembro de 1936, Bach veio a falecer, mas só após ter dado por encerrada sua pesquisa e sua obra, solicitando a seus companheiros e assistentes que não a alterassem, no que foi atendido.

Jacqueline Abecassis

Faça da Subhadra sua página inicial
Coloque minha página em sua pasta de Favoritos!
Remédios Florais do Dr Bach, Os

96 páginas

R$ 14,00
no caminho de goloka

Mantras bhajans e Reflexões

R$ 20,00

Compre também pelo nosso tele-vendas: (11) 2567-2824
Desenvolvimento: LETTI