Por volta de 5000 anos AC, o povo drávia - que vivia às margens do rio Indo - criou um sistema ímpar de cuidado ao corpo e iniciava o que hoje conhecemos por Medicina Ayurvédica. Como este povo era basicamente uma sociedade iniciática, e conscientes de que o corpo é um veículo para ter acesso à consciência superior, prepararam-nos para o que hoje entendemos por cura holística pois é impossível separar matéria e espirito para podermos falar realmente de cura integral.

A palavra Ayurveda é sânscrita e quer dizer Ciência, ou Consciência da Vida ( AYU= vida e VEDA= ciência, consciência).
De geração em geração, via costume e tradição oral, essa forma de cura regida pelas leis universais tem sido praticada na India e levada ao exterior por mestres e discipulos que buscam levar ao mundo os benefícios dessa tradição milenar, que visa que os indivíduos saudáveis permaneçam saudáveis e os que tenham problemas possam alcançar a saúde plena, ou seja, é uma ciência que procura promover a saúde e a felicidade.

A Medicina Ayurvédica faz respeitar a diferença de constituição de indivíduo para indivíduo e no seu estilo de vida. Os alimentos são escolhidos seguindo esses parâmetros, bem como busca-se a manutenção do equilíbrio das energias dentro de nós e não apenas nos sintomas individuais. Na Ayurveda os diagnósticos são confirmados pela observação, análise, exame direto e pelos conhecimentos extraídos dos antigos textos sagrados.
Ayurveda parte do princípio de que existem forças energéticas que influenciam os seres humanos. Estas forças são chamadas de Tridoshas (Pita, Kapha e Vata) e são descritas como as três energias fundamentais que regulam todo o processo natural nos níveis macrocósmicos e microcósmicos. Isto é, as mesmas energias que produzem efeitos nas várias galáxias e sistemas solares estão operando na fisiologia humana. Estas três energias universais são o Tridosha.

Uma vez que a Ayurveda relaciona de forma intrínseca o corpo com a mente, ela conjuga ao mesmo tempo uma enorme quantidade de informações sobre esta matéria nos seus diagnósticos e tratamentos.

Muito mais do que um sistema médico, A Ayurveda é uma Ciência de Vida.

Todos nós somos partes integrantes da Natureza. Tal como os animais e as plantas que vivem em harmonia e utilizam as Leis da Natureza para viverem saudáveis e em equilíbrio, a Ayurvédica, através dos conhecimentos que possui, procura levar os seres humanos também a viverem de acordo com essas leis e princípios, levando os indivíduos a reencontrarem o seu equilíbrio e a viverem como seres verdadeiros, de acordo com a sua essência.

Os 8 ramos do Ayurveda
kaya cikitsa
medicina interna
salya tantra
cirurgias
salakya tantra
otorrinolaringologia
bala tantra
pediatria
agada tantra
toxicologia
rasayan tantra
revitalização terapêutica
vajikarana tantra
medicina reprodutiva
bhuta vidya
psiquiatria


Jacqueline Abecassis
Faça da Subhadra sua página inicial
Coloque minha página em sua pasta de Favoritos!
Ayurveda - Um tratamento de saúde que não agride seu corpo

Autor: Hans H. Rhyner, 152 páginas

R$ 24,00
Dhanwantari

256 páginas

R$ 35,00

 

Compre também pelo nosso tele-vendas: (11) 2567-2824
Desenvolvimento: LETTI